quarta-feira, 30 de abril de 2014

Brasil x Estados Unidos

"Comparando-se historiadores brasileiros com os americanos, por exemplo, nota-se uma diferença. O pesquisador americano procura no passado o que deu certo na sua história. Já o historiador brasileiro busca o que deu errado. Não quer estudar o que aconteceu de bom e de ruim, mas mostrar por  que o Brasil nunca funcionou bem. Para  ele, a independência não foi uma independência de verdade a República também não é Republica. Os Liberais não eram liberais. Na realidade é difícil um historiador americano falar do Brasil, porque a história dos Estados Unidos é bem diferente da nossa, lá há independência, aqui foi uma negociata, e assim por diante". (Veja 2/4 de 1999) Isto não nos torna pessimistas, antes de tudo, realistas.O que devemos é nos libertar do trauma do passado colonial e projetar o futuro, mas nunca escamotear a verdade em nome do otimismo.
No Brasil , o nome liberal era apenas um rótulo para o chamado Partido Liberal , pois os membros desse partidos eram escravocratas e monarquistas e , quando assumiam o poder , possuiam os mesmos  vícios dos conservadores.
A independência dos Estados Unidos foi uma luta consciente na qual a elite nacional americana tinha um projeto de tornar o seu país uma potência , cujo governo o resultado das aspirações de toda uma nação. No Brasil , não houve independência, houve separação de Portugal , porque a Inglaterra interessava por esta separação , daí houve a negociata, na qual assumimos uma dívida que Portugal tinha com a Inglaterra (já nascemos devendo).

Teste para conhecer o Brasil

Se um mafioso italiano, cometer um crime em seu país é aconselhado a fugir para um país no qual poderá viver tranquilo que não será molestado.  Que país é  ESSE?
A (  ) Brasil      B (  ) Argentina  C (  ) Bolívia D ( ) Estados Unidos