sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Zoológico-Uma penitenciária de animais?

             Na cultura Ocidental, o termo humano na maioria das vezes e inúmeras situações faz o homem se colocar como superior a outras formas de vida(E. Campos-in Filosofia Ciência e Vida).Na relação de identidade que institui quem é humano e quem é um animal- tão semelhante ao animal que o olha.
           Ao declarar sua superioridade em relação a vida animal, o homem se achou no direito de maltratá-los através das mais variadas formas de violências patrocinando espetáculos degradantes(Como brigas de galos,canários e cães, além de touradas, farra do boi etc) para diversões e apostas.
           Os zoológicos são penitenciárias de animais condenados a prisões perpétuas.Aves engaioladas, leões e tigres enjaulados e macacos aprisionados em espaços reduzidos.
            Você já parou para pensar o que representa um zoológico? Qual a função do zoológico? Educar? Quem? As crianças?Quem leva as crianças ao zoológico( como pais, professores etc),levam para divertí-las e "conhecer" os animais. As crianças se encantam com a beleza selvagem dos tigres e dos leões, com o tamanho das girafas´, com o colorido das aves, acham engraçada a macaquice dos macacos(Coisa mais preconceituosa).Porque não levar as crianças a uma reflexão sôbre a vida animal em cativeiro, destacando o valor da liberdade para a vida animal.
               Imaginem um país como o nosso no qual as penitenciárias são verdadeiros depósitos de seres humanos, vivendo alí  de forma degradantes, aviltando sentimentos e dignidades, sendo transformados em seres brutais. A maioria dos zoológicos, é imagens e semelhança dessas penitenciárias.
               Na minha opinião, os zoológicos devem ser desativados, e alguns deles em pontos estratégicos do país, devem ser reestruturados.equipados com laboratórios, pessoal especializado, e transformados em centros de recuperação de animais, que serão devolvidos á natureza.Além de abrigo para os animais mutilados pelo resto de suas vidas.
               Não podemos admitir essas prisões ,num país possuidor de uma vasta extensão territorial como o nosso.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Lembranças da Infância.

A infância  se eterniza e renova a cada lembrança, no decorrer de nossa existência Quanto mais avançamos em idade, mais  viva e intensa a infância ocupa nosso espaço de memória. São lembranças de um mundo interior, no qual a infância é analisada com os olhos de hoje.Onde está a felicidade? Na linguagem dos poetas, no passado.Como no trecho desta poesia:
                                 Em recordar resume-se esta vida
                                 Lembrando de um passado os dias belos
                                 Vida que foi feliz e descuidosa
                                Tão cheia de esperanças e de castelos"
         A infância foi feliz enquanto infância ,ou a felicidade foi encontrada na infância através do adulto? os momentos infelizes,mesmo que procuremos apagar de nossa memória.Marcam a nossa alma, expressas pelo sorriso ausente, pelo olhar distante, expressão circunspecta, e externando alegrias que não sintonizam com a expressão do olhar. Os castelos presentes nas poesias, carregam o simbolismo medieval,símbolo do poder da nobreza, a mais perfeita e poderosa das construções.
        Construir Castelos, é sonhar com um futuro de plenas realizações.Para a maioria dos poetas, o passado é identificado com a felicidade;"foram-se os dias de criança alegre; só os dissabores eu conheço agora".Para mim ainfância foi apenas uma etapa inicial de minha vida. Um período que passei por ele, mas não viví como a maioria das crianças viveram.Minha infância foi de uma luta constante contra os predadores de sonhos. Não sei de onde vieram tanta coragem e determinação, para reagir a tantas maldades.Nos monólogos da minha infância, construía meus castelos,projetava o futuro, me refugiava na leitura de biografias de homens vencedores, que alimentaram meus sonhos, esperanças,fantasias e fortaleceram meu espírito.
            De formas que tenho apenas lembranças da infância,nenhuma saudade.
             Foi no magistério,(principalmente no Miriam Ervilha)no convívio diário,o afeto e o carinho de todos, fez renascer no adulto a infância que  não tive.

,

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Sua Excelência -O Macaco Tião.

         
         Sua Excelência-O Macaco Tião
 
 
         Para que o leitor entenda melhor o texto, vou transcrever trechos do artigo de Gabriel Pontes publicado no jornal Brasilia Capital(27\9\2014);"Em 1988,uma brincadeira criada pela revista Casseta Popular em defesa do voto nulo culminou com o lançamento da candidatura do Macaco Tião para a prefeitura do Rio de Janeiro.O personagem recebeu 400 mil votos nominais nas cédulas de papel usadas na época, e foi o terceiro mais votado dentre doze candidatos ao cargo....em memória do lendário chimpanzé carioca, o PHS, lançou este ano 12 candidatos á Camara Federal, usando o nome e a imagem do Macaco Tião". No Distrito Federal, quem carrega a bandeira e o nome do Macaco Tião é a professora Rejane Soares de 42 anos.
 
COMENTÀRIO-Infelismente o voto eletrônico acabou este tipo de
protesto. Mas, suponhamos que fosse possível usar o nome e a imagem do Macaco Tião e a professora fosse eleita.Teria que usar o nome "Macaco Tião" a "Imagem do Tião'.Uma vez que usar seu nome prório, seria estelionato eleitoral.Veja que situação;quando um colega estivesse presidindo uma sessão plenária, e chamasse a ilustre colega Macaco Tião, para o ocupar a Tribuna.Não estaria cometendo crime de racismo ao chamar a colega de Macaco? Ou quando um colega Deputado pedir um aparte á Deputada Macaco, chamando-a de Vossa Excelência, não estaria desrespeitendo a memória do Macaco Tião?
         Os Macacos devem está confusos.Pois se alguém chamar outra pessoa de Macaco, é considerado crime de racismo.Porém estão usando a imagem e identidade de macaco, para se darem bem na política.Faço um  apelo  á Sociedade Protetora dos Animais, e á OAB que não permitam desrespeito aos macacos,fazendo usos de suas imagens indevidamente.Pori que é permitido na política,e proibido no futebol? È apenas uma dúvida de um adolescente de 70 anos.
 
 

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Animais políticos

      Em qualquer livro que trata das relações entre o homem e o poder, encontramos em suas páginas, a famosa frase:"O homem é um animal  político."Nem todo animal é político.Logo alguns animais se tornam políticos.Então em determinados momentos de nossa história; o eleitor fez sua escolha entre o animal político e o político animal.

           Na década de 50 do século passado, na cidade de São Paulo, Cacareco(Rinoceronte do zoológico municipal de São Paulo)foi eleito vereador com 320 mil votos, proporcionalmente na época teve mais votos do que o Tiririca,que eleito deputado federal com 1.300.000 votos em 2010. No mesmo período (década de 50)na cidade do Recife o Bode Cheiroso(que vivia entre Recife e Jaboatão) foi eleito vereador com uma grande votação para a Camara Municipal do Recife.Nessa época, a votação era feita através de   cédula na qual o eleitor escrevia o nome do candidato. Era uma forma bem humorada de protesto.Hoje o sistema eletrônica não permite essa forma.Porém o eleitor continua no dilema:Entre o animal político e o político animal.