sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Zoológico-Uma penitenciária de animais?

             Na cultura Ocidental, o termo humano na maioria das vezes e inúmeras situações faz o homem se colocar como superior a outras formas de vida(E. Campos-in Filosofia Ciência e Vida).Na relação de identidade que institui quem é humano e quem é um animal- tão semelhante ao animal que o olha.
           Ao declarar sua superioridade em relação a vida animal, o homem se achou no direito de maltratá-los através das mais variadas formas de violências patrocinando espetáculos degradantes(Como brigas de galos,canários e cães, além de touradas, farra do boi etc) para diversões e apostas.
           Os zoológicos são penitenciárias de animais condenados a prisões perpétuas.Aves engaioladas, leões e tigres enjaulados e macacos aprisionados em espaços reduzidos.
            Você já parou para pensar o que representa um zoológico? Qual a função do zoológico? Educar? Quem? As crianças?Quem leva as crianças ao zoológico( como pais, professores etc),levam para divertí-las e "conhecer" os animais. As crianças se encantam com a beleza selvagem dos tigres e dos leões, com o tamanho das girafas´, com o colorido das aves, acham engraçada a macaquice dos macacos(Coisa mais preconceituosa).Porque não levar as crianças a uma reflexão sôbre a vida animal em cativeiro, destacando o valor da liberdade para a vida animal.
               Imaginem um país como o nosso no qual as penitenciárias são verdadeiros depósitos de seres humanos, vivendo alí  de forma degradantes, aviltando sentimentos e dignidades, sendo transformados em seres brutais. A maioria dos zoológicos, é imagens e semelhança dessas penitenciárias.
               Na minha opinião, os zoológicos devem ser desativados, e alguns deles em pontos estratégicos do país, devem ser reestruturados.equipados com laboratórios, pessoal especializado, e transformados em centros de recuperação de animais, que serão devolvidos á natureza.Além de abrigo para os animais mutilados pelo resto de suas vidas.
               Não podemos admitir essas prisões ,num país possuidor de uma vasta extensão territorial como o nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário