quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Lembranças da Infância.

A infância  se eterniza e renova a cada lembrança, no decorrer de nossa existência Quanto mais avançamos em idade, mais  viva e intensa a infância ocupa nosso espaço de memória. São lembranças de um mundo interior, no qual a infância é analisada com os olhos de hoje.Onde está a felicidade? Na linguagem dos poetas, no passado.Como no trecho desta poesia:
                                 Em recordar resume-se esta vida
                                 Lembrando de um passado os dias belos
                                 Vida que foi feliz e descuidosa
                                Tão cheia de esperanças e de castelos"
         A infância foi feliz enquanto infância ,ou a felicidade foi encontrada na infância através do adulto? os momentos infelizes,mesmo que procuremos apagar de nossa memória.Marcam a nossa alma, expressas pelo sorriso ausente, pelo olhar distante, expressão circunspecta, e externando alegrias que não sintonizam com a expressão do olhar. Os castelos presentes nas poesias, carregam o simbolismo medieval,símbolo do poder da nobreza, a mais perfeita e poderosa das construções.
        Construir Castelos, é sonhar com um futuro de plenas realizações.Para a maioria dos poetas, o passado é identificado com a felicidade;"foram-se os dias de criança alegre; só os dissabores eu conheço agora".Para mim ainfância foi apenas uma etapa inicial de minha vida. Um período que passei por ele, mas não viví como a maioria das crianças viveram.Minha infância foi de uma luta constante contra os predadores de sonhos. Não sei de onde vieram tanta coragem e determinação, para reagir a tantas maldades.Nos monólogos da minha infância, construía meus castelos,projetava o futuro, me refugiava na leitura de biografias de homens vencedores, que alimentaram meus sonhos, esperanças,fantasias e fortaleceram meu espírito.
            De formas que tenho apenas lembranças da infância,nenhuma saudade.
             Foi no magistério,(principalmente no Miriam Ervilha)no convívio diário,o afeto e o carinho de todos, fez renascer no adulto a infância que  não tive.

,

Um comentário: