quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A Igreja deve desculpas ao Continente Africano e `a Sociedade Brasileira

          A Igreja Católica formaliza sua aliança, com o Estado Absolutista Português, através da bula papal "Romanus Pontifex," assinada pelo Papa Nicolau V em 1454. O documento deu  "a Portugal a exclusividade do negócios da  África, inclusive para aprear negros e manda-los para o reino",(1)
          Com a "descoberta" do Brasil, e a implantação da indústria açucareira, a parceria se estendeu até à Colonia. Aqui, aliada ao tráfico, ganha uma comissão de 5% sobre a venda de negros escravos. Diante disso, é fácil explicar porque os Padres justificavam "ideologicamente a escravidão negra no Brasil,(2).Justificando ideologicamente, não só lucra com o tráfico, com se torna proprietária de escravos, através das várias irmandades espalhadas ao longo do território nacional. A mão de obra escrava é largamente utilizada em suas propriedades, e também nas construções de Conventos e Igrejas.
          Qual  a utilidade social destas , construções? A quem pertence este patrimônio? Pertence á sociedade brasileira? Se não pertence á sociedade, mais uma vez a mão de obra escrava contribuiu para satisfazer interesses econômicos externos(no caso,a Santa Sé).
            A história da Igreja no Brasil, é de cumplicidade com esse crime hediondo, que foi a escravidão.
             Já que a Igreja pediu desculpas ´a sociedade pelos males praticados pelos seus sacerdotes pedófilos. Deveria pedir perdão ao Continente Africano e aos Negros do Brasil, por ter justificado e lucrado com a escravidão.
                                              
              OBS_as afirmações entre aspas foram extraídas do livro:O Negro no Brasil, de J.J Chiavenato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário