terça-feira, 25 de novembro de 2014

Marreteiros e Picaretas, foram profissionais dignos.

           Marreta, grande martelo de ferro usado para se quebrar pedras. Picareta, instrumento de ferro de duas pontas, usado para escavar e arrancar pedras
             O uso desses dois instrumentos deu origem a duas profissões muito dignas e sofridas: O Marreteiro, que ganhava a vida quebrando pedras, usadas no calçamento de ruas , pavimentação de estradas, e em diversas construções,  O Picareta, ganhava a vida, ora escavando galerias em montanhas para exploração de minérios, ora cortando morros para abertura de estradas
             As pedras arrancadas pelos picaretas, e quebradas pelos marreteiros, são testemunhas das dificuldades enfrentadas por esses profissionais, para ganhar o sustento de suas famílias.. Comeram o pão que o diabo amassou, e tomaram o leite tirado das pedras, por eles trabalhadas.
              Em uma sociedade, na qual predominou a mão de obra escrava, o trabalho está relacionado com submissão, dominação, escravismo, e falta de alternativa para quem a exerce. Desta forma, as profissões manuais são demonizadas pela própria sociedade.
              A partir de então: Picareta- é aquele que sobe na vida usando meios escusos. Marreteiro- é aquele que faz trapaças em negócios.
              Atualmente, está havendo uma inversão de valores. O Malandro está sendo divinizado pela sociedade como uma figura; "inteligente" "experiente" "competente" já chamam até de Excelência.
              Enquanto o Picareta e o Marreteiro, profissionais dignos e honestos, estão sendo conceituados como eram os Malandros originalmente. Os "entendidos" chamam isso de Metáfora.
          MMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário