terça-feira, 11 de novembro de 2014

Não Lucramos com a Escravidão

           Que a mão de obra escrava esteve presente em todas as etapas da economia colonial, não resta a menor dúvida. Agora afirma que a "sociedade brasileira " foi beneficiada com a mão de obra escrava é uma afirmativa falsa. Primeiramente não havia a tal "sociedade brasileira".  Pelo que deduzí a mão de obra escrava, favoreceu o Sistema Colonial, e tudo que ela produziu foi transportada para as nações que faziam parte do Sistema de Exploração Colonial, como: Portugal(o colonizador), Holanda e Inglaterra que financiaram o Sistema.
             Quem era a sociedade brasileira? Os índios? Os negros?Os mestiços?(ainda em formação). Que beneficio receberam? Que eu saiba nenhum.Todos eram explorados, excetos os portugueses.Todos estavam submetidos a um Estatuto Jurídico, ordenado pela Corôa.
                O que a sociedade brasileira herdou efetivamente foi o ônus da utilização da mão de obra escrava pelo sistema.como exemplo citaremos:A depredação de nossas florestas(com a exploração do pau-brasil).A necessidade cada vez mais de terras, para o plantio da cana-de-açúcar, com o uso da coivara, o latifúndio incendiou o Nordeste, destruiu as matas,modificou o clima,o regime das águas(cujo o pior resultado são as grandes secas) e ainda eliminou a fauna regional, comprometendo o futuro das gerações na Região Nordeste
                Da  atividade mineradora só restaram as crateras, o soterramento das nascentes, assoreamentos de rios, e desestruturação.de uma incipiente agricultura que começava surgir na colônia.Produzimos em cem anos (1700-1801) 983 toneladas de ouro. Parte desse ouro foi para Portugal,e a quase totalidade,foi parar nas mãos da Inglaterra. Assim, o ouro brasileiro, vai financiar o desenvolvimento do Capitalismo Industrial e o Imperialismo inglês do qual fomos uma de suas principais vítimas.Quem deve pedir desculpas ás nações africanas,não é o Estado brasileiro, e sim quem lucrou com o Sistema Escravista.No lugar de ficar perdoando dívidas de países africanos, como resgate da escravidão, o Estado brasileiro deveria exigir uma indenização de quem lucrou com a  escravidão, para que possamos arcar  com as consequências sociais herdadas do Sistema escravocrata.Não devemos nos sentir culpados pela escravidão, e nem ir chorar na África(como fez um ex-presidente)pedindo desculpas pelo que não fizemos.
 
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário