sábado, 27 de dezembro de 2014

Ghandhi reage ás provocacões

       Quando Ghandhi estudava direito em Londres, um professor de apelido Peter's  tinha aversão ao estudante, porém Ghandhi nunca baixou a cabeça perante a frequentes provocações.
        Um dia o professor Peter's, estava a almoçar na sala de refeições da Universidade e o aluno vem com a bandeja e senta-se ao lado do professor.
          O professor altivo diz:
"Sr. Gandhi você não entende....Um porco e um pássaro não sentam juntos para comer.
          Ao que Ghandhi respondeu:
" Fique tranquilo professor....eu vou voando," e mudou-se para outra mesa.
          Mr. Peter's ficou cheio de raiva e decidiu-se vingar-se no teste seguinte, mas o aluno respondeu de forma brilhante a cada pergunta.
          Então o professor fez mais uma pergunta:
" Mr. Ghandhi, você está a andar na rua e encontra um saco, dentro dele está a sabedoria, e uma grande quantidade de dinheiro, qual dos dois você tira?
           Ghandhi respondeu sem hesitar: " È claro que eu tiro o dinheiro".
            O professor Peter's sorrindo diz: "Eu, ao contrário tinha agarrado a sabedoria, você não acha?".
           "  Cada um tira o que não tem, respondeu o aluno".
           O professor Peter's fica histérico e escreveu na folha de teste: IDIOTA.
            E o jovem Ghandhi recebe a folha e lê atentamente.
            Depois de ler, dirige-se ao professor e diz: " Mr. Peter's, reparei que o Senhor assinou a minha folha, mas não colocou a nota.
 
 MORAL DA HISTÓRIA- È preciso saber reagir com serenidade e perspicácia às ofensas que se recebem.
 


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Entre Tapas e.....Quem Sabe

 
       Trocas de adjetivos, poucos afetuosos, vem sendo trocados a algum tempo, entre o Deputado Bolsonaro e a Deputada Maria  do Rosàrio. O Deputado acusa a Deputada de chama-lo de estrupador. A Deputada o acusa de desrespeito. O conflito de idéias parece que vai ampliar para uma guerra declarada entre aliados de ambos. O primeiro sinal foi dado na sessão da Camara(9/12) quando os "Canhões" do PT e do PCdoB, dispararam contra o Deputado. Que embora na  defensiva, prepara o contra ataque.
         Não posso dizer que o conflito ocorra entre tapas e beijos. No momento, só tapas. Creio que haverá um final feliz, no qual cada um poderá  expressar seus sentimentos de forma lúdica e civilizada. A Deputada por exemplo poderia cantar  a seguinte música:"eu vou tirar você desse lugar....e ..não interessa o que os outros vão pensar."..etc Ao que o Deputado responderia: "Querem acabar comigo.....Nem eu mesmo sei porque"..etc.
 
           No final, os dois poderiam cantar juntos:
           "Como poderei viver
             Sem a tua, sem a tua,
             Sem a tua companhia".
          E, então todos discutiriam suas idéias democraticamente para o bem do Brasil.
 
 
  

sábado, 29 de novembro de 2014

A busca da felicidade é como atingir os horizontes.

         Quando criança, eu pensava o horizonte como um lugar onde o céu encontrava a terra, eu via o céu tocar na montanha. Então eu dizia(não pensava):vou lá!.Subia o morro(não era propriamente uma montanha) e o horizonte estava mais adiante, subí muitos morros do povoado da minha infância, e não consegui tocar o horizonte.     
      Q Quando conheci o mar(tinha 11anos). Da praia, comtemplando a imensidão do Oceano, eu vi as águas encontrando os céus lá no horizonte. Porém, a impetuosidade das ondas, e a amplidão azul do Oceano me fizeram refletir:concluí que naquele momento era impossível chegar até lá. Apesar da frustração, nunca deixei de fita-lo; ora nas praias, ora nas planícies.
          Aprendi, que na vida, a realização de todos os sonhos, e a busca da completa felicidade, é como perseguir os horizontes, estamos sempre buscando, procurando alcança-los e nunca o atingimos.
          Esta é a magia da vida, o não realizar é que alimenta o desejo de realizar.
          Qualquer pessoa que atinge os 70(estou completando 71), geralmente começa sua biografia, mais ou menos assim: conheci a vida nos seus mais diversos aspectos.....o caminho foi árido, inóspito, insalubre, eivado de transtornos....etc.
          Se chegamos até aqui, é porque percorremos um caminho, cuja distância é medida pela idade e pelo relógio(o coração do tempo)
           Ao olhar pelo retrovisor da existência, aprendemos que o tempo não é algo que pode voltar atrás. A vida continua a ser através do tempo e idades. em sua várias fases, repassadas de uma espera sem tempo, nas idades que vão se acumulando em nosso corpo.
            Fazer aniversário, "é contar o tempo que se viveu e deixou de viver. As lembranças dos tempos distantes, e dos lugares por onde andei, me faz lembrar a música que marcou não somente a infância, mas toda minha vida:"Guardando as recordações
                                                   Das terras por onde passei".
              Ainda estou procurando "encontrar um mundo melhor, onde tudo é paz", e ninguém rouba a Petrobrás.

          
 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Marreteiros e Picaretas, foram profissionais dignos.

           Marreta, grande martelo de ferro usado para se quebrar pedras. Picareta, instrumento de ferro de duas pontas, usado para escavar e arrancar pedras
             O uso desses dois instrumentos deu origem a duas profissões muito dignas e sofridas: O Marreteiro, que ganhava a vida quebrando pedras, usadas no calçamento de ruas , pavimentação de estradas, e em diversas construções,  O Picareta, ganhava a vida, ora escavando galerias em montanhas para exploração de minérios, ora cortando morros para abertura de estradas
             As pedras arrancadas pelos picaretas, e quebradas pelos marreteiros, são testemunhas das dificuldades enfrentadas por esses profissionais, para ganhar o sustento de suas famílias.. Comeram o pão que o diabo amassou, e tomaram o leite tirado das pedras, por eles trabalhadas.
              Em uma sociedade, na qual predominou a mão de obra escrava, o trabalho está relacionado com submissão, dominação, escravismo, e falta de alternativa para quem a exerce. Desta forma, as profissões manuais são demonizadas pela própria sociedade.
              A partir de então: Picareta- é aquele que sobe na vida usando meios escusos. Marreteiro- é aquele que faz trapaças em negócios.
              Atualmente, está havendo uma inversão de valores. O Malandro está sendo divinizado pela sociedade como uma figura; "inteligente" "experiente" "competente" já chamam até de Excelência.
              Enquanto o Picareta e o Marreteiro, profissionais dignos e honestos, estão sendo conceituados como eram os Malandros originalmente. Os "entendidos" chamam isso de Metáfora.
          MMM

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A Igreja deve desculpas ao Continente Africano e `a Sociedade Brasileira

          A Igreja Católica formaliza sua aliança, com o Estado Absolutista Português, através da bula papal "Romanus Pontifex," assinada pelo Papa Nicolau V em 1454. O documento deu  "a Portugal a exclusividade do negócios da  África, inclusive para aprear negros e manda-los para o reino",(1)
          Com a "descoberta" do Brasil, e a implantação da indústria açucareira, a parceria se estendeu até à Colonia. Aqui, aliada ao tráfico, ganha uma comissão de 5% sobre a venda de negros escravos. Diante disso, é fácil explicar porque os Padres justificavam "ideologicamente a escravidão negra no Brasil,(2).Justificando ideologicamente, não só lucra com o tráfico, com se torna proprietária de escravos, através das várias irmandades espalhadas ao longo do território nacional. A mão de obra escrava é largamente utilizada em suas propriedades, e também nas construções de Conventos e Igrejas.
          Qual  a utilidade social destas , construções? A quem pertence este patrimônio? Pertence á sociedade brasileira? Se não pertence á sociedade, mais uma vez a mão de obra escrava contribuiu para satisfazer interesses econômicos externos(no caso,a Santa Sé).
            A história da Igreja no Brasil, é de cumplicidade com esse crime hediondo, que foi a escravidão.
             Já que a Igreja pediu desculpas ´a sociedade pelos males praticados pelos seus sacerdotes pedófilos. Deveria pedir perdão ao Continente Africano e aos Negros do Brasil, por ter justificado e lucrado com a escravidão.
                                              
              OBS_as afirmações entre aspas foram extraídas do livro:O Negro no Brasil, de J.J Chiavenato. 

domingo, 16 de novembro de 2014

Impressões de viagem ás ILHAS de LINGERIE

        Depois da aposentadoria tenho viajado bastante, em uma dessas viagens estive na  Ilha de Lingerie(eles pronunciam LANGER'S),uma Ilha situada ao sul do Oceano Pacífico. Fiquei impressionado com a beleza da Ilha e a receptividade de seu povo. Porém na Hermópolis (cidade de Hermes-segundo a mitologia Grega-deus protetor dos ladrões), fiquei "estarrecido"(a palavra não é minha) com um anuncio publicado no Diário O CORVIL, e o que me chamou além do tamanho do anúncio foi o seu teor: " Procuramos adolescentes entre 12 e 17 anos,para a prática de assaltos e outros crimes sob a supervisão de um adulto.
          Oferecemos como garantia, a lei de proteção ao menor infrator. Ao se tornar um profissional do crime, além do amparo da lei, terá a nossa proteção. Lembre-se você não pode exercer atividades como: Empacotador em Supermercados, atender em Lanchonetes, Feiras, trabalhar em Estabelecimentos Comerciais ou qualquer outra atividade. Não é  permitido por lei, o exercício de  qualquer uma dessas atividades. Se alguém emprega-los será rigorosamente punido pelos agentes do Ministério da Recreação.
           Porém você pode trabalhar para o crime organizado, em atividades como: Vender Drogas, Assaltar, Chefiar Quadrilhas, Sequestrar, Atentar contra a Vida das Pessoas, que não há a menor consequência. A polícia pode até prende-lo(ou apreende-lo), porém a justiça o libera de imediato para que você continue exercendo suas atividades com segurança absoluta."
            As leis da Ilha, dão a impressão, que foram criadas para proteger o crime, penalizar  o   cidadão que trabalha  e paga seus impostos. Os habitantes costumam dizer que  "a Ilha é uma fábrica de leis inúteis".
             Apesar de ter gostado da Ilha e de seu povo, fiquei mais uma vez "estarrecido". Como ainda existem lugares assim !!!..voltei imediatamente para o Brasil.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A Ira dos Deuses

              A  Agente de Transito, Luciana Silva Tumbini que barrou na blitz da Lei Seca o Juiz João Carlos de Souza,( que dirigia um carro sem placa e sem documentos) foi processada pelo Magistrado por abuso de poder, e condenada a pagar uma indenização de cinco mil reais. por danos morais ao meritíssimo.
 
             COMENTÀRIO-Os juízes que condenaram a Agente(isto é que é solidariedade) alegaram que Luciana, zombou do Magistrado ao afirmar que ele "era juiz e não Deus"
                Realmente a Agente cometeu o pecado de sacrilégio profanando uma figura sagrada, pois é voz corrente no seio do povo;"que metade dos juízes acredita que são deuses, e a outra metade tem certeza".
               Dessa forma fica difícil acreditar no princípio segundo o qual "a primeira exigencia de uma civilização é a justiça, ou seja, a garantia de que uma vez criada, a lei, não será violada a favor de um individuo.
 
 
  

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Não Lucramos com a Escravidão

           Que a mão de obra escrava esteve presente em todas as etapas da economia colonial, não resta a menor dúvida. Agora afirma que a "sociedade brasileira " foi beneficiada com a mão de obra escrava é uma afirmativa falsa. Primeiramente não havia a tal "sociedade brasileira".  Pelo que deduzí a mão de obra escrava, favoreceu o Sistema Colonial, e tudo que ela produziu foi transportada para as nações que faziam parte do Sistema de Exploração Colonial, como: Portugal(o colonizador), Holanda e Inglaterra que financiaram o Sistema.
             Quem era a sociedade brasileira? Os índios? Os negros?Os mestiços?(ainda em formação). Que beneficio receberam? Que eu saiba nenhum.Todos eram explorados, excetos os portugueses.Todos estavam submetidos a um Estatuto Jurídico, ordenado pela Corôa.
                O que a sociedade brasileira herdou efetivamente foi o ônus da utilização da mão de obra escrava pelo sistema.como exemplo citaremos:A depredação de nossas florestas(com a exploração do pau-brasil).A necessidade cada vez mais de terras, para o plantio da cana-de-açúcar, com o uso da coivara, o latifúndio incendiou o Nordeste, destruiu as matas,modificou o clima,o regime das águas(cujo o pior resultado são as grandes secas) e ainda eliminou a fauna regional, comprometendo o futuro das gerações na Região Nordeste
                Da  atividade mineradora só restaram as crateras, o soterramento das nascentes, assoreamentos de rios, e desestruturação.de uma incipiente agricultura que começava surgir na colônia.Produzimos em cem anos (1700-1801) 983 toneladas de ouro. Parte desse ouro foi para Portugal,e a quase totalidade,foi parar nas mãos da Inglaterra. Assim, o ouro brasileiro, vai financiar o desenvolvimento do Capitalismo Industrial e o Imperialismo inglês do qual fomos uma de suas principais vítimas.Quem deve pedir desculpas ás nações africanas,não é o Estado brasileiro, e sim quem lucrou com o Sistema Escravista.No lugar de ficar perdoando dívidas de países africanos, como resgate da escravidão, o Estado brasileiro deveria exigir uma indenização de quem lucrou com a  escravidão, para que possamos arcar  com as consequências sociais herdadas do Sistema escravocrata.Não devemos nos sentir culpados pela escravidão, e nem ir chorar na África(como fez um ex-presidente)pedindo desculpas pelo que não fizemos.
 
                 

sábado, 1 de novembro de 2014

A Antropologia e o relativismo do conhecimento

               A antropologia não deve formular sistemas nem prescrever condutas, nem tampouco conceituar paradigmas. A postura do antropólogo é de um inquietador, na busca constante de algo que nunca encontra. A grandeza de seu pensamento e a magnitude de suas ideias consistem exatamente no fato de que não há nada absolutamente correto, como também não existem conceitos totalmente incorretos.Se o conhecer não é absoluto,o não conhecer é relativo. Depende do que se quer aprender.A idéia do conhecer depende da forma do conhecer.Quando o velho marinheiro falava de suas experiências pelos mares que passou, ao terminar seu relato; a criança que o ouvia atentamente levantou a vista e, olhando para o velho marinheiro, exclamou:"eu também conheço o mar".O poeta e o astronauta falam das estrelas, o físico e o filósofo falam do universo, o hidrólogo e o nadador conhecem o rio, o turista e o urbanista a cidade. No conceito relativista, o conhecer de um não é superior ao de outro. Depende do que queremos conhecer; se o brilho das estrelas, ou a forma com elas estão ordenadas.Se um universo com a totalidade dos mundos, refletindo sobre sua criação, ou o universo e sua mecânica funcional. Se quero conhecer as propriedades de um rio, ou o movimento de suas águas; se quero conhecer a forma como a cidade foi concebida, com seu espaço foi traçado, ou se quero conhecer a vida da cidade e seus atrativos. Para cada forma de conhecimento, uma experiência. O conhecer portanto (prefiro o conhecer da criança, às experiências do marinheiro), depende dos fatores contextuais e varia de acordo com as circunstâncias, as "idéias que os homens têm de certo e de errado variam de um lugar para o outro". Se nada é absolutamente certo, as incertezas são relativas.Portanto,as crises da antropologia,engendradas pelas incertezas, é que reside uma das vantagens da mesma:"é que ninguém sabe exatamente o que ela é".
              Se não conhecí o suficiente par responder os que me questionam, pelo menos aprendí a questionar sobre o conhecer.  Como diz Guimarães Rosa:"O real não está na saída nem na chegada, ele se dispõe para a gente no meio da travessia".O importante é trilharmos  pelo relativismo das incertezas com a prudência de um filósofo e o espírito de um bandeirante.
                O que eu acho temerário no relativismo é o fato de sermos tentados a generalizações.Não sei se caí nessa armadilha, todavia fica a advertência do pensador:"quando não se conhece um idioma parece que todos os livros escritos naquela língua são iguais".
            

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Zoológico-Uma penitenciária de animais?

             Na cultura Ocidental, o termo humano na maioria das vezes e inúmeras situações faz o homem se colocar como superior a outras formas de vida(E. Campos-in Filosofia Ciência e Vida).Na relação de identidade que institui quem é humano e quem é um animal- tão semelhante ao animal que o olha.
           Ao declarar sua superioridade em relação a vida animal, o homem se achou no direito de maltratá-los através das mais variadas formas de violências patrocinando espetáculos degradantes(Como brigas de galos,canários e cães, além de touradas, farra do boi etc) para diversões e apostas.
           Os zoológicos são penitenciárias de animais condenados a prisões perpétuas.Aves engaioladas, leões e tigres enjaulados e macacos aprisionados em espaços reduzidos.
            Você já parou para pensar o que representa um zoológico? Qual a função do zoológico? Educar? Quem? As crianças?Quem leva as crianças ao zoológico( como pais, professores etc),levam para divertí-las e "conhecer" os animais. As crianças se encantam com a beleza selvagem dos tigres e dos leões, com o tamanho das girafas´, com o colorido das aves, acham engraçada a macaquice dos macacos(Coisa mais preconceituosa).Porque não levar as crianças a uma reflexão sôbre a vida animal em cativeiro, destacando o valor da liberdade para a vida animal.
               Imaginem um país como o nosso no qual as penitenciárias são verdadeiros depósitos de seres humanos, vivendo alí  de forma degradantes, aviltando sentimentos e dignidades, sendo transformados em seres brutais. A maioria dos zoológicos, é imagens e semelhança dessas penitenciárias.
               Na minha opinião, os zoológicos devem ser desativados, e alguns deles em pontos estratégicos do país, devem ser reestruturados.equipados com laboratórios, pessoal especializado, e transformados em centros de recuperação de animais, que serão devolvidos á natureza.Além de abrigo para os animais mutilados pelo resto de suas vidas.
               Não podemos admitir essas prisões ,num país possuidor de uma vasta extensão territorial como o nosso.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Lembranças da Infância.

A infância  se eterniza e renova a cada lembrança, no decorrer de nossa existência Quanto mais avançamos em idade, mais  viva e intensa a infância ocupa nosso espaço de memória. São lembranças de um mundo interior, no qual a infância é analisada com os olhos de hoje.Onde está a felicidade? Na linguagem dos poetas, no passado.Como no trecho desta poesia:
                                 Em recordar resume-se esta vida
                                 Lembrando de um passado os dias belos
                                 Vida que foi feliz e descuidosa
                                Tão cheia de esperanças e de castelos"
         A infância foi feliz enquanto infância ,ou a felicidade foi encontrada na infância através do adulto? os momentos infelizes,mesmo que procuremos apagar de nossa memória.Marcam a nossa alma, expressas pelo sorriso ausente, pelo olhar distante, expressão circunspecta, e externando alegrias que não sintonizam com a expressão do olhar. Os castelos presentes nas poesias, carregam o simbolismo medieval,símbolo do poder da nobreza, a mais perfeita e poderosa das construções.
        Construir Castelos, é sonhar com um futuro de plenas realizações.Para a maioria dos poetas, o passado é identificado com a felicidade;"foram-se os dias de criança alegre; só os dissabores eu conheço agora".Para mim ainfância foi apenas uma etapa inicial de minha vida. Um período que passei por ele, mas não viví como a maioria das crianças viveram.Minha infância foi de uma luta constante contra os predadores de sonhos. Não sei de onde vieram tanta coragem e determinação, para reagir a tantas maldades.Nos monólogos da minha infância, construía meus castelos,projetava o futuro, me refugiava na leitura de biografias de homens vencedores, que alimentaram meus sonhos, esperanças,fantasias e fortaleceram meu espírito.
            De formas que tenho apenas lembranças da infância,nenhuma saudade.
             Foi no magistério,(principalmente no Miriam Ervilha)no convívio diário,o afeto e o carinho de todos, fez renascer no adulto a infância que  não tive.

,

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Sua Excelência -O Macaco Tião.

         
         Sua Excelência-O Macaco Tião
 
 
         Para que o leitor entenda melhor o texto, vou transcrever trechos do artigo de Gabriel Pontes publicado no jornal Brasilia Capital(27\9\2014);"Em 1988,uma brincadeira criada pela revista Casseta Popular em defesa do voto nulo culminou com o lançamento da candidatura do Macaco Tião para a prefeitura do Rio de Janeiro.O personagem recebeu 400 mil votos nominais nas cédulas de papel usadas na época, e foi o terceiro mais votado dentre doze candidatos ao cargo....em memória do lendário chimpanzé carioca, o PHS, lançou este ano 12 candidatos á Camara Federal, usando o nome e a imagem do Macaco Tião". No Distrito Federal, quem carrega a bandeira e o nome do Macaco Tião é a professora Rejane Soares de 42 anos.
 
COMENTÀRIO-Infelismente o voto eletrônico acabou este tipo de
protesto. Mas, suponhamos que fosse possível usar o nome e a imagem do Macaco Tião e a professora fosse eleita.Teria que usar o nome "Macaco Tião" a "Imagem do Tião'.Uma vez que usar seu nome prório, seria estelionato eleitoral.Veja que situação;quando um colega estivesse presidindo uma sessão plenária, e chamasse a ilustre colega Macaco Tião, para o ocupar a Tribuna.Não estaria cometendo crime de racismo ao chamar a colega de Macaco? Ou quando um colega Deputado pedir um aparte á Deputada Macaco, chamando-a de Vossa Excelência, não estaria desrespeitendo a memória do Macaco Tião?
         Os Macacos devem está confusos.Pois se alguém chamar outra pessoa de Macaco, é considerado crime de racismo.Porém estão usando a imagem e identidade de macaco, para se darem bem na política.Faço um  apelo  á Sociedade Protetora dos Animais, e á OAB que não permitam desrespeito aos macacos,fazendo usos de suas imagens indevidamente.Pori que é permitido na política,e proibido no futebol? È apenas uma dúvida de um adolescente de 70 anos.
 
 

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Animais políticos

      Em qualquer livro que trata das relações entre o homem e o poder, encontramos em suas páginas, a famosa frase:"O homem é um animal  político."Nem todo animal é político.Logo alguns animais se tornam políticos.Então em determinados momentos de nossa história; o eleitor fez sua escolha entre o animal político e o político animal.

           Na década de 50 do século passado, na cidade de São Paulo, Cacareco(Rinoceronte do zoológico municipal de São Paulo)foi eleito vereador com 320 mil votos, proporcionalmente na época teve mais votos do que o Tiririca,que eleito deputado federal com 1.300.000 votos em 2010. No mesmo período (década de 50)na cidade do Recife o Bode Cheiroso(que vivia entre Recife e Jaboatão) foi eleito vereador com uma grande votação para a Camara Municipal do Recife.Nessa época, a votação era feita através de   cédula na qual o eleitor escrevia o nome do candidato. Era uma forma bem humorada de protesto.Hoje o sistema eletrônica não permite essa forma.Porém o eleitor continua no dilema:Entre o animal político e o político animal.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

 
         A Desconstrução dos CIEPs, pela Rede Globo
 
                       
         "  Alguns candidatos a cargos políticos nas próximas eleições , estão lembrando Leonel Brizola (Governador da Guanabara-já falecido)como exemplo a ser se seguido quando se fala em educação de qualidade. O que é de estranhar  é que o projeto de escola integral os CIEPs, foi abandonado inclusive pelos que hoje lembram o falecido político"(JB 14/9/2014).    
              COMENTÀRIO-A Rede Globo(TV e Jornal)Aliada aos militares e atendendo a interesses inconfessáveis, como impedir a ascensão de Brizola á presidência da Republica.Um  outro aspecto da campanha está relacionado a um projeto de sucateamento da educação pública, com isto a classe média para as escolas privadas de ensino massificado que se agigantaram na época da ditadura.Logo o projeto de Leonel Brizola de uma educção de qualidade, era uma ameaça  á indústria da educação.
                Começa então um processo de desconstrução da administração de Brizola, e desqualificação dos CIEPs.Diabolicamente,usaram o argumento segundo o qual os CIEPs(Centro Integrado de Educação Pública) eram elitistas. Bastante dispendiosos.Era melhor construir escolas mais baratas porque assim atenderiam em menos tempo uma quantidade maior de crianças.Logicamente que esses argumentos atenderiam aos daqueles, que na administração sempre desviaram recursos da educação para outras finalidades que com certeza não é o bem público.
                Destruídos os CEIPs, não construíram as escolas prometidas.Foram substituídos pelas OGNs-Escolinhas de futebol, para tirarem"as crianças das drogas".Em resumo, aí está o resultado. Os menores integrando o exército da tráfico,internados em instituições para menores infratores  ou praticando assaltos, ou homicídios,atendendo as ordens do crime organizado(dizem que é a única coisaa organizada no País).
 
 
  

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

 
O Estelionato Sentimental 
 
      
          O Brasil é rico em estelionatários. Temos para todos os gostos e vítimas.Agora surgiu mais uma categoria; o Estelionato sentimental. Veja esta notícia:A justiça tomou uma decisão inusitada. Condenou um homem a ressarcir à ex-namorada o prejuízo que lhe causou durante um relacionamento.
          Segundo a decisão proferida pelo juiz da 7ª vara cível de Brasília, o réu será obrigado a pagar mais de 100 mil reais á vítima, valor referentes a empréstimos, uso de cartão de crédito e gastos efetuados durante a vigência do namoro.
            Depois de todas essas operações, o espertinho casou com outra e deixou como recordação todos os encargos contraídos para a autora da ação.
 
           

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

 
 
 
 
       __  E Agora Brasil...Como fica?
 
01)Quando Dilma, comparou Marina ao presidente Jânio Quadros.Na sua santa ignorância(pois apenas falou o que o marqueteiro determinou)ela pensava que estava depreciando a adversária. Engano, estava cometendo um sacrilégio(falando asneiras).Estes políticos ignorantes não conhecem a história de Jânio Quadros, e ficam repetindo frases produzidas pela esquerda"raivosa".O Presidente Jânio foi um padrão de ética, honestidade e de moral.O que tem faltado aos nossos políticos. Sua ascensão ao poder
 
 
 

02)Sua Ascensão ao poder deveu unicamente ao povo brasileiro.Todas funções que exercera(Vereador,Deputado Estadual, Prefeito, Governador,Deputado Federal, e Presidente) foram todas através do popular.Não foi nenhum poste para ser fincado por alguém.Além de tudo isto Jânio,falava corretamente a língua portuguesa.

03)Será que o dinheiro do Pré Sal, vai para a educação?

A Camara dos Deputados Analisa o Projeto de Lei7918\14,do Ministério Público da União, que fixa o subsídio mensal do procurador-geral da República em R$35.919,05 a partir do exercício financeiro de 2015. Na realidade os Juízes do Supremo já aumentaram seus salários para esta cifra.Na esteira vem aumento para todos os juízes, promotores etc Com certeza o Congresso aprovará(coitadinhos, eles ganham tão pouco) Os políticos falam em educação, saúde,mas não falam em salário de professores,afinal de contas o aumento de salários de professores e apoentados da Previdência  viola "a lei de responsabilidade fiscal".E Aí Brasil.como Fica? Eu acredito em cegonha.

sábado, 13 de setembro de 2014

 
 
 
 
 
Carta do leitor(Jornal de Brasilia-11-09-14) Assunto Sexualidade.
 
Não dá para dizer que um gOy, afinal ele não se relaciona sexualmente com homem, nem no papel de ativo nem de passivo.Também não dá pra dizer que hétero, pelo menos pelo que se concebe por hétero. Pelo que entendí falar que é um gOy é lutar por reconhecimento e pela construção de uma identidade antes renegada.(Marcos, sobre a matéria:"Goys;homens que se relacionam com homens
 
mas sem contato sexual"   Comentário- A coisa  está feia agora faltava esta.Se o cidadão quer acariciar outro homem que o faça .Não vá exigir da sociedade a construção de mais uma identidade. A sociedade já tem muitos problemas. Chega de frescura.
 


sábado, 28 de junho de 2014

Dois Brasis

    Existem dois brasis e dois tipos de brasileiros:o
que trabalha, produz e vive de forma honesta, ape-
sar da excessiva carga tributária no país; e o  que
depende do PT e do governo.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

O Hino Nacional

           O Hino traduz o espírito de um povo, simboliza a soberania construída na exaltação do
Estado; o  seu território, suas paisagens, além do processo histórico  que  construiu  a  sua
formação.
           Entender o hino nacional não é apenas repetir sua letra, cantada solenemente. É antes  de tudo, sentir o sentido de cada expressão.
           Como proceder então?
           Primeiramente, devemos questionar: O que o Hino representa para o povo? A letra do
Hino possui apenas uma beleza estética de frases primorosas?
           Devemos compreender cada frase, cada palavra, cada estrofe e, finalmente, entender o
Hino como resultado da construção histórica do país, em um espaço físico(descrito no hino )
e as relações do homem com a paisagem.
           Outro questionamento importante ´e sobre o efeito psicológico do hino no coletivo: o
determinadas frases  produzem ou induzem  ao comportamento do brasileiro em relação ao
mesmo
           O hino é muito rico em todos os sentidos, podemos dizer que é um  hino  romântico
onde predomina o ufanismo, sentimento dos que, influenciados pelo potencial das riquezas
brasileiras, pelas belezas naturais do país, se vangloriam muitas vezes de forma exagerada;
"nosso céu tem mais estrelas".É um hino que retrata um Brasil  "gigante  pela  própria
natureza";um determinismo ufanista. Quantos brasileiros entendem o significado do
"Ouviram do Ipiranga ás Margens Plácidas"? Qual foi o" brado retumbante"? Por que o sol
da liberdade "brilhou nesse instante"? Naturalmente que este fulgor literário, influenciado
pelo arcadismo(estilo trabalhado) faz referência ao "Independência ou Morte"que teria sido
proferido por Dom Pedro I ás margens do Ipiranga.
            As indagações surgem aos borbotões; "n0ssos campos têm mais flores"?"Nossas vidas
no teu seio têm mais amores"? Nossos ainda existem? E se existem, conservam ou destróem
vidas? Um país deitado em "berço esplêndido", tem futuro? O som do mar o  adormece? e o
nosso futuro quando vamos construí-lo?
            O que devemos fazer para que o nosso céu continue "formoso risonho e límpido"? Os
risonhos lindos campos ainda existem? Ou são canaviais e lavoura de soja(combustíveis e
alimentos para outros povos)? Será que o brasileiro de hoje aceita o"desafio o nosso peito  á
própria morte"?.

             

sábado, 7 de junho de 2014

O ECA.

          Costumamos  dizer que o Estatuto do Adolescente é "uma das leis mais avançadas do mundo,"
adotada pelo Brasil. Este Estatuto é antes de tudo, um atestado de incompetência , comodismo, e
negligência diante da realidade brasileira. A eficácia da lei depende das condições de aplicabilidade
da mesma. Copiaram um Estatuto aplicado em países com I.D.H muito superior ao nosso e entrega-
ram ao Estado Brasileiro. Fizemos a Lei, como se fazer leis, resolvesse tudo num psse de mágica
È como um desencargo de consciência. As consequências sociais dessa "Utopia Intencional"são as
mais desastrosas, seria melhor se não a tivéssemos. O Estado Brasileiro, não tem o menor interesse
na aplicabilidade  e execução do Estatuto. Criamos uma burocracia dispendiosa e inoperante    em
razão do mesmo,tais como:Conselhos Tutelares, Varas de Infância e Juventude, Promotorias, OGNS
(Todos vivendo á sombra do poder, devorando nossos impostos) Todos resolvendo os problemas da
infância, sem resolvê-los.Desde sua vigência(inicio da década de 90), nenhuma medida prática  que
exige investimento do poder público, foi tomada; apenas medidas paliativas.As instituições     que
recebem menores, são depósitos com fachadas de liberdade onde se cultiva o ócio, porque o trabalho
é considerado um crime. Nâo estudam porque estudar é uma atividade muito árdua para    essas
crianças.Somos grandes copiadores de leis sem nenhuma eficácia.
          Desde o período colonial, nos contentamos em importar o que vem de fora,   como    sendo
modelo de perfeição, como sendo superior a tudo aquilo que pudéssemos propor.
          A primeira Constituição Republicana foi uma cópia do Federalismo Norte-Americano, daí  o
nome Estados Unidos do Brasil. Poderíamos elencar uma série de leis importadas, que não tiveram
nenhuma aplicabilidade.
          O ECA, é portanto, mais uma dessas leis, não passa de uma carta de intenções(se são boas
ou más, não cabe a mim o mérito da questão).Somos  grandes copiadores de leis , sem nenhuma
eficácia.






sexta-feira, 6 de junho de 2014

A Lei da Palmada e o Eca.

            A Lei da Palmada tem um endereço certo, chama-se:Classe Média. Primeiro atacaram as "Zelites", como os beneficiados pelo poder passaram a integrar as "Zelites". A classe média foi escolhida a " inimiga "do poder. Porque a classe média? Porque a classe média é formadora de
opinião, e possuidora de senso crítco.Quem possui senso crítico é uma ameaça ao poder.Com
desconstruir a classe média? Primeiro passo minar a autoridade dos pais. Através de uma bas-
tante "simpatiquiha" mas esconde intenções perversas transferir para os Conselhos Tutelares a
responsabilidade dos pais, e num passe de mágica destrói-se mais um princípio de autoridade
E aí vamos quebrando resistências e preparando o terreno para um sistema todo vácuo de au-
toridade: O Totalitarismo. Esta é só uma vertente do projeto. Na próxima postagem, mostrarei
uma outra mais perversa ainda.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Comentários de Rodrigo Constantino

 
 
 
      O Brasileiro é Cordial?
01-O brasileiro é tido como um "povo cordial" mas as estatísticas mostram algo bem diferente.
Somos um dos povos mais violentos do mundo. Em uma década, o país perde  em homicídios
e acidentes de trânsito mais do as bombas atômicas exterminaram e Hiroshima e Nagasaki.vi-
ver no Brasil é muito perigoso, especialmente para os mais jovens.
 
 
 
  Leis Inúteis
02-Adoramos criar leis, como se bastassem decretos estatais para solucionar os males que nos
assolam.-É muito mais fácil deixar as estradas abandonadas, caindo aos pedaços, e simplesmen-
te baixar uma lei proibindo qualquer consumo de álcool por motoristas, como se a culpa de tan-
tos acidentes fosse do sujeito que toma uma taça de vinho e pega o volante.
 
 
 
 
 
 
"As Vítimas da Sociedade"
03-Aparelhar e treinar a polícia e as Forças Armadas, fiscalizar bem as fronteiras, investir em
novos presídios e pagar salários decentes aos combatentes do crime demanda muito sacrifício.
É muito mais fácil desarmar aqueles que  jamais cometeriam um crime, mas que poderiam   -
eventualmente defender-se dos bandidos. De quebra os "intelectuais"e artistas ainda podem -
demonizar a própria polícia e pintar os criminosos como "vítimas da sociedade", enquanto  
assassinos com menos de 18 anos continuam inimputáveis, protegidos pelo Estatuto da Crian-
ça e do Adolescente.(Veja-01-junho de 2014)
 
 

domingo, 1 de junho de 2014

Ladrão Nacionalista

         È um ladrão patriota, não utiliza lavanderias, (empresas fantasmas)essas empresas cartoriais
criam uma falsa ilusão de desenvolvimento, e passam a fazer parte das estatísticas, e o governo
usa como argumento de a economia vai bem baseada na existência dessas empresas.
         Com a legalização o dinheiro não precisará ser lavado, você aplica-lo em vários empreendi-
mentos legais, pagando impostos, criando empregos, e promovendo o nosso desenvolvimento.
         Veja como a legalização é importante porque na haverá evasão de divisas. Calcula-se que
nestes últimos 30 anos(1884-2014), o roubo do dinheiro público , o tráfico, e outras atividades
ilegais, depositaram no exterior cerca 500 bilhões de reais. Já imaginou esta fortuna aplicada em
nosso território? É por isto que defendemos o projeto de legalização´, é a única forma de acabar
a corrupção no Brasil.

sábado, 31 de maio de 2014

Vamos Legalizar? II

         FUI O PAI DA IDÉIA

Embora o Deputado estivesse condenando o projeto, fui agradavelmente surpreendido
com seu discurso. Em 2002 lancei um livreto para vestibulandos, e na contracapa ima-
ginei e sugeri o seguinte decreto; A Partir Desta Data Decretamos(pode medida provi-
sória este Congresso aprova):
          Artigo  01- Não é crime roubar dinheiro público
         Artigo  02- É punido com pena de morte aquele que roubar e depositar no exterior.

     JUSTIFICATIVA
Vejam que o decreto é rigoroso, prevê pena de morte.Tem gente que vai dizer que é uma legis-
lação retrógrada. Os legisladores brasileiros dizem que legislação evoluída é aquela que prote -
ge assassinos, assaltantes,e toda espécie de criminosos.Com decreto em vigor. Criaremos o la -
drão NACIONALISTA.(na postagem falarei sobre este tipo de ladrão)



         

quinta-feira, 29 de maio de 2014

VAMOS LEGALIZAR?

        01-Deputado combate projeto

       Recentemente um Deputado Federal do PMDB de Mato Grosso do Sul, subiu á tribuna da Camara
protestando contra um projeto que desde de 2009, tramita no Senado concedendo anistia a todos aque-
les que roubaram dinheiro público desde que as quantias depositadas no exterior sejam repatriadas pe-
los mesmos. Naturalmente que o autor do projeto, é um profundo conhecedor da história de nosso país,
na qual em todos os seus períodos foi favorecida por uma legislação que só estimula a prática. Diante
dessa realidade, só viu uma saída: LEGALIZAR.
     Assim pouparia aos membros do Ministério Publico uma peregrinação aos paraísos fiscais em bus-
cas de provas que nunca conseguem. Essas buscam geram tantas despesas(passagens, diárias,lau-
dos,pareceres) que somadas durante anos de investigações inúteis se igualam, e ás vezes superam
o montante depositados pelos ladrões dos cofres públicos. 




Lentidão da Justiça

Um internauta preocupado com a lentidão da justiça , nos casos de corrupção está
sugerindo ao governo criar o programa:"MAIS JUIZES", contratando juízes estran-
geiros, dispensando os exames de admissão á Magistratura, facilitando a entrada de
juízes chineses, árabes, japoneses que condenam ladrões dos cofres públicos á pena
máxima, e ainda cobram as despesas da execução.
No caso do mensalão, devido aos embargos e troca de juízes, sugere a importação
de juízes cubanos e dar a eles a mesma autoridade, para aplicarem a mesma pena
que aplicariam em Cuba, ou seja, fuzilamento para os ladrões do Estado.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Para onde vamos?

)1- O Poderoso Pode

''O ministro Teori Zavascki, bem que poderia explicar à nação inculta porque manteve 11 suspeitos
na prisão e soltou o temido Paulo Roberto Costa, único acusado de destruir provas e obstruir a jus-
tiça''(Claudio Humberto-O Metro-21/ 05/ 2014)

02-Depois da Copa!... Pode
O ministro da justiça assinou uma portaria, proibindo a entrada de suspeitos de pedofilia no  Bra -
sil durante a Copa. Concluí que após a Copa, o País estará liberado aos pedófilos. Que beleza.

03-Inversão

No Brasil, tudo que é público e mantido com os impostos pagos pelo contribuinte é deficiente
ou sucateado: ensino, segurança, saúde transporte; os salários são aviltados, as leis são fraquís-
simas, a impunidade e a corrupção são a tônica do governo.Em contapartida, temos um Legis -
lativo e um  judiciário inoperantes, mas ambos tendo em comum  assombrosos salários e absur-
das benesses que desfrutam na sexta maior economia do planeta. Até quando?
(Joel Almeida-Rio-O Globo 25/ 05/2014)

04-Ordem  Social

Vivemos numa sociedade mais violentas do planeta. As leis penais são fracas, a segurança públi-
ca não funciona e o povo é desarmado. Um contrassenso de valores, com bandido tendo mais di-
reito que cidadão. A pessoa de bem está sendo,aos poucos, marginalizada. Somos convocados, ur-
gentemente, a lutar pela implantação de uma nova ordem social.(Marcelo de Lima Araújo-O Glo-
bo-25/ 05/ 2014)
                  



terça-feira, 13 de maio de 2014

FRAGMENTOS II

FRAGMENTOS II

01) OPINIÃO DO LEITOR – (André Reda - Veja de 14.05.2014)“Sou totalmente contra o racismo e considero louvável toda e qualquer manifestação contra ele. No entanto, devemos a cada coisa o seu peso e importância devidos. Uma simples banana causa uma comoção em redes sociais e todos os tipos de mídia. Inclusive entre artistas, esportistas e formadores de opinião. Por que será o povo brasileiro não se mobiliza nem se revolta diante de tanta corrupção, desvio de verbas, falta de hospitais, falta de escolas e de tantas coisas de que somos carentes? Será que uma banana é mais importante que a cidadania de toda uma nação, que só se lembra do país em frente à TV, vendo futebol? Realmente temos o que merecemos”.

02) PARAISO DE BANDIDOS (I)

“Há uma onda de imigrantes de países africanos e asiáticos, por exemplo, que chegam aqui, pedem refúgio e somem. Nos casos em que um pedido é negado, não há como encontra-los e deportá-los.
Muitos, diz a Polícia Federal, têm treinamento miliciano e passam a atuar no crime organizado. Há especial preocupação com imigrantes vindos de Bangladesh (1830 pedidos de refúgio), Senegal (799 pedidos) e Nigéria (154)”.

Fonte: Revista Veja – 14.05.2014).

03) PARAÍSO DE BANDIDOS (II)

Veja bem, estão preocupados somente com os bandidos que vêm da Ásia e da África. Será por que são dinamitadores e podem explodir aeroportos e estádios durante a copa? Acho que essa preocupação será no período que antecede ao evento. Depois, eles integrarão as máfias que atuam neste País, barbarizando imigrantes trabalhadores.

04) PARAÍSO DE BANDIDOS (III)

Que beleza! Os ladrões oriundos de países que fazem parte do Mercosul, tais como colombianos peruanos, bolivianos, paraguaios, etc. não causam nenhuma preocupação às autoridades. Esses meliantes escolhem o Brasil para a prática de furtos, porque (segundo eles) em seus países as leis são mais rigorosas com esses delitos. Aqui eles praticam livremente suas atividades nos aeroportos como: furtar notebooks, celulares, tabletes, etc. Quando são presos em flagrante, pagam fiança e ficam livres para continuarem em suas práticas. Isto é que é tratar bem os parceiros do Mercosul.

05) PARAÍSO DE BANDIDOS (IV)

Na década de 60, houve na Inglaterra um assalto a um trem pagador. Foi o maior praticado na História daquele País. Um dos ladrões (Ronald Bigg’s) veio para o Brasil, trazendo uma fortuna em Libras Esterlinas (moeda inglesa, mais valorizada do mundo). Instalou-se na Cidade do Rio de Janeiro, onde foi muito bem recebido pela alta sociedade carioca. Frequentava as colunas sociais e era altamente conceituado. Para nós, que conhecemos o Brasil, Ronald Bigg’s foi um ladrão que trouxe divisas, logo foi benéfico ao Brasil, porque: não roubou aqui e depositou no exterior, como fazem os nossos ladrões. Não criou ONG’s, fantasmas para desviar recursos públicos. Não lesou milhares de investidores como fez Salvatore Caciola e fugiu para a Itália, levando o produto do roubo.

Ao contrário dos nossos ladrões, Ronald Biggs roubou lá fora e trouxe para o Brasil. Já pensou?! Nunca pensei que, de acordo com o relativismo, eu fosse um dia prestar homenagens a um ladrão que agiu diferentemente dos nossos.

06) TESTE PARA CONHECER O BRASIL II

Um membro de uma organização terrorista, condenado em seu país, foge da prisão e planeja ir para um país, no qual ele possa entrar com um passaporte falso, sequestrar sem correr risco de ser preso, até mesmo ser anistiado pela mais alta autoridade do país e fazer palestras em universidades. Esse país é: a) Estados Unidos; b) Alemanha; c) Brasil; d) Japão.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

LEMBRANÇAS

LEMBRANÇAS

No ano 2000, aconteceu minha primeira aposentadoria. Foi curtida em Hidrolândia, cidade situada a 30 km de Goiânia. Por lá, fiquei ouvindo o canto dos pássaros e sentido o perfume das flores, o que, para  os amigos, era um repouso merecido, depois de 37 anos de magistério. Também pensei que fosse, porém senti saudades da sala de aula, da energia  e da alegria dos jovens. Através de um concurso, em 2007, me tornei professor em Brasília. O destino me levou ao C.E.Míriam Ervilha. Naquela Instituição, passei a conviver com crianças de 11 e 12 anos, depois com jovens do Ensino Médio (15 a 17 anos). Foi nessa Escola que me senti realizado, embora eu tivesse vivido vários momentos de sucesso e realização no passado. No Miriam Ervilha, cheguei a uma 2ª aposentadoria (talvez não seja definitiva), encerrando esse ciclo cercado pelo carinho de colegas de profissão e de funcionários. Dos alunos, senti o respeito, a admiração e o carinho. As manifestações de apreço na despedida foram um momento impar em minha vida. Se muitos tiveram um final melancólico, o meu foi triunfal e consagrador, tornando o Míriam Ervilha a minha eterna instituição.

                                                                                .x.x.x.x.

Fragmentos

1º) Colar na prova, falsificar carteirinha de estudante, apresentar atestado médico adulterado, guardar lugar na fila, bater ponto para o colega de trabalho, tentar subornar guarda para evitar multas... É uma lista infinita ! De "pequenas transgressões", além de corriqueiras se tornaram banais. 
A melhor forma de educar é dar exemplo.Enquanto o professor, o policial ou qualquer um de nós for conivente com esses comportamentos, o efeito da falta de ética será cada vez mais nefasto.
(Júnia M. Bretas-leitora-Veja)

2º) JEITINHO- O brasileiro, de fato, não é amigo das leis. Não é à toa que ele inventou o "jeitinho", o modo nacional de desacreditar as lei do País. Pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que 82% dos entrevistados reconhecem que é fácil desobedecer às leis no Brasil. A maioria dos brasileiros quer levar uma vida honesta, mas admite que a falta de punição estimula desvios.

3º) Pensamento: Faça com que os sonhos devorem sua vida, para que a vida não devore seus sonhos.
                                                                                                                                 (Exupéry)



sexta-feira, 2 de maio de 2014

"Meninos, eu vi!.... Nas Ilhas de "Linger´s" (impressões de uma viagem)

DADOS GEOGRÁFICOS

As Ilhas de Linger´s ficam entre o trópico de Câncer e o Equador, na vastidão do Oceano Pacífico, entre os continentes africano e asiático. Não se sabe exatamente o número de habitantes, porque o governo controla os órgãos de pesquisas, que publicam os números de acordo com as conveniências do poder. Daí, não arriscar um número, o fato é que há uma população de crescimento vertiginoso e desorganizado, sem nenhum planejamento familiar. Falam dois idiomas: Não sabia (idioma falado pelas autoridades); Nada a declarar (usado pelos infratores e outros). A religião é predominantemente monoteísta e fortemente influenciada pelo Izuísmo. Porém, uma coisa que me chamou a atenção foi a liberdade religiosa na Ilha. Daí, a existência de uma série de deuses, com atribuições bem definidas na sociedade, tais como: o deus-dará - protetor das crianças abandonadas; deus-liminar - que protege todo e qualquer tipo de infrator; o deus-Sus, que se diz protetor de todos os doentes.
Bem, meu visitante, esta é a primeira de uma série de notas que escreverei sobre essa Ilha Fantástica.
Na segunda série, falarei sobre um projeto que será apresentado pelo Senado Lingeriano, o qual pretende nacionalizar e legalizar a corrupção. É um projeto muito interessante.


quarta-feira, 30 de abril de 2014

Brasil x Estados Unidos

"Comparando-se historiadores brasileiros com os americanos, por exemplo, nota-se uma diferença. O pesquisador americano procura no passado o que deu certo na sua história. Já o historiador brasileiro busca o que deu errado. Não quer estudar o que aconteceu de bom e de ruim, mas mostrar por  que o Brasil nunca funcionou bem. Para  ele, a independência não foi uma independência de verdade a República também não é Republica. Os Liberais não eram liberais. Na realidade é difícil um historiador americano falar do Brasil, porque a história dos Estados Unidos é bem diferente da nossa, lá há independência, aqui foi uma negociata, e assim por diante". (Veja 2/4 de 1999) Isto não nos torna pessimistas, antes de tudo, realistas.O que devemos é nos libertar do trauma do passado colonial e projetar o futuro, mas nunca escamotear a verdade em nome do otimismo.
No Brasil , o nome liberal era apenas um rótulo para o chamado Partido Liberal , pois os membros desse partidos eram escravocratas e monarquistas e , quando assumiam o poder , possuiam os mesmos  vícios dos conservadores.
A independência dos Estados Unidos foi uma luta consciente na qual a elite nacional americana tinha um projeto de tornar o seu país uma potência , cujo governo o resultado das aspirações de toda uma nação. No Brasil , não houve independência, houve separação de Portugal , porque a Inglaterra interessava por esta separação , daí houve a negociata, na qual assumimos uma dívida que Portugal tinha com a Inglaterra (já nascemos devendo).

Teste para conhecer o Brasil

Se um mafioso italiano, cometer um crime em seu país é aconselhado a fugir para um país no qual poderá viver tranquilo que não será molestado.  Que país é  ESSE?
A (  ) Brasil      B (  ) Argentina  C (  ) Bolívia D ( ) Estados Unidos